sábado, 19 de janeiro de 2008

Pérolas Socias que saem nos jornais (por Raphael Paradella)




Matéria publicada no jornal O Globo de 06/12/07


Transcrição da matéria


Nova polêmica das marcas

Calçadista quer processar Vale, mas não tem logotipo registrado

Paola de Moura

Depois de prever um investimento de US$50 milhões para divulgar sua nova marca, a Vale se deparou com uma ameaça de processo judicial de uma pequena empresa de calçados de Franca, a Vitelli. A indústria anunciou que entraria com uma ação contra a mineradora por semelhança de logomarcas. Mas a ameaça pode ser vazia. Uma rápida pesquisa no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) mostra que, apesar de o pedido de registro ter sido feito há cinco anos, a marca da Vitelli ainda não foi aceita oficialmente, porque há registro de outra marca Vitelli do setor de calçados no órgão. Além disso, segundo especialistas do instituto, as atividades fins da Vale e da Vitelli são distintas. Quando os técnicos do INPI analisam um pedido de registro, olham não somente o nome, mas o design da marca e até como ela soa verbalmente. Normalmente são rejeitadas quando são consideradas de setores afins. As duas logomarcas têm formato de cone e o verde predominante. A nova marca da Vale foi lançada dia 29 e criada pela empresa americana Lippincott Mercer e por sua parceira no Brasil, a Cauduro Martino. Especialistas enxergaram semelhanças entre as marcas da Vale e do banco ABN Amro Real. Também foi a dupla Lippincott Mercer e Cauduro Martino que desenvolveu o logotipo do Banco Real, em 1998, após a venda para o holandês ABN. O logotipo foi estendido ao ABN no mundo.

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