terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Em Busca da Estatueta Dourada (por Luiz Otávio Tal)


Todo início de ano é a mesma coisa. Uma onda especulativa tende a supervalorizar a cotação de alguns no mercado, uma vez que neste mundo só há espaço para empresas de capital aberto. Uma série de operadores, com função semelhante a de um vidente, dedicam todo o tempo útil em prol destas transações, que a cada ano tendem a ficar mais imprevisíveis. Em tempos instáveis, ganha notoriedade aquele que mais se aproximar das tendências do “pregão”, definindo possíveis casos de sucesso.

Bom, o texto acima se aplicaria, perfeitamente, aos operadores de qualquer bolsa de valores, contudo, também funciona como analogia para definir o papel dos críticos de cinema, que passam o ano todo tentando descobrir quem será indicado ao Oscar, a maior premiação do cinema mundial.

O anúncio oficial dos indicados à estatueta foi realizado nesta terça-feira (22), às 11h30, horário de Brasília, no Teatro Samuel Goldwyn, em Los Angeles. Poucas foram as surpresas para 80ª edição do Oscar. Desta vez, pelo menos no quesito adivinhação, o “pregão” dos críticos fechou com saldo positivo.

Onde Os Fracos Não Têm Vez, dos irmãos Coen, e Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson, como já era esperado, lideram a disputa, com oito indicações para cada um. Em seguida aparecem com sete indicações Desejo e Reparação, de Joe Wright, e Conduta de Risco, de Tony Gilroy. Todas estas produções concorrem ao lado de Juno, de Jason Reitman, ao cobiçado prêmio de Melhor Filme.

As maiores surpresas ficam por conta da categoria de Melhor Atriz. Angelina Jolie, que já vinha sendo considera “lock” por sua atuação em O Preço da Coragem, foi esnobada na categoria, cedendo lugar para Laura Linney por The Savages, que já havia sido descartada para os críticos. Juntam-se a ela, Cate Blanchett por seu papel em Elizabeth: A Era de Ouro, Julie Christie por Longe Dela, a francesa Marion Cotillard por Piaf – Um Hino de Amor e Ellen Page por Juno. Blanchett entra para a história como o quinto ator a ser indicado pelo mesmo personagem (ela já havia sido indicada em 98 por Elizabeth), além disto, ela também está no seleto grupo de intérpretes que disputaram, em um mesmo ano, tanto o prêmio de protagonista como o de coadjuvante.

Já na categoria de Melhor Ator não houve grandes surpresas. Disputam George Clooney, como o advogado Michael Clayton em Conduta de Risco, Johnny Depp como um assassino sanguinário em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, Tommy Lee Jones como o veterano de guerra por No Vale das Sombras e Viggo Mortensen como o mafioso de Senhores do Crime. James MacAvoy foi o esquecido da vez. Ano passado, apesar do bom desempenho em O Último Rei da Escócia acabou preterido pelo aterrorizante retrato do ditador Idi Amin feito por Forest Withaker. Este ano, apesar do grande desempenho em Desejo e Reparação, acabou passando em branco novamente.

Nenhuma surpresa também entre os coadjuvantes. Até mesmo a presença de Ruby Dee por sua atuação em O Gângster já havia sido prevista por alguns críticos. Entre os atores a lembrança de Hal Holbrook, funciona como a coração de uma carreira. Aos 82 anos ele jamais havia concorrido a um prêmio da Academia. Esta indicação também serve como consolo para Na Natureza Selvagem, que apesar do buzz, acabou sendo esquecido nas categorias mais importantes. O fato é que o longa, dirigido por Sean Penn, é uma obra muito particular, que trabalha com os sentidos do espectador.

Foi sentida também a ausência da produção brasileira. O Ano que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, chegou a figurar entre os finalistas para Melhor Filme Estrangeiro, mas não resistiu à seleção final.

Com relação a possíveis vencedores, ainda é cedo para fazer qualquer previsão. É preciso analisar mais cada desempenho para um julgamento mais preciso (entre os meses de janeiro e fevereiro chegam aos cinemas brasileiros boa parte dos filmes indicados). No entanto, a Academia tem mostrado, ao longo das últimas cerimônias, certa autonomia sobre as demais premiações. Não será surpresa ver os irmãos Coen saindo de mãos vazias (no fundo eu até torço pela consagração de Paul Thomas Anderson), ou ver Cate Blanchett preterida por Amy Ryan. Mas isso só será revelado com a abertura dos envelopes.

A entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acontece no dia 24 de fevereiro. Apesar da continuidade da greve dos roteiristas, que chega a sua 12ª semana, os organizadores do evento confirmam a cerimônia.

Confira a Lista Completa dos Indicados:

Melhor filme

"Conduta de Risco"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"'
"Sangue Negro"
"Desejo e Reparação"
"Juno"

Melhor ator

George Clooney ("Conduta de Risco")
Daniel Day Lewis ("Sangue Negro")
Tommy Lee Jones ("No Vale das Sombras")
Viggo Mortensen ("Senhores do Crime")
Johnny Depp ("Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet")

Melhor atriz

Cate Blanchet ( "Elizabeth: A Era de Ouro")
Julie Christie ("Longe Dela")
Marion Cotillard ("Piaf - Um Hino ao Amor")
Laura Linney ("The Savages")
Ellen Page ("Juno")

Melhor ator coadjuvante

Casey Affleck ("O Assassinato do Jovem Jesse James pelo Covarde Robert Ford")
Javier Bardem ("Onde os Fracos Não Têm Vez")
Philip Seymour Hoffman ("Jogos do Poder")
Hal Holbrook ("Na Natureza Selvagem")
Tom Wilkinson ("Conduta de Risco")

Melhor atriz coadjuvante

Cate Blanchett ("I'm Not There)
Ruby Dee ("O Gângster")
Saoirse Ronan ("Desejo e Reparação")
Amy Ryan ("Gone Baby Gone")
Tilda Swinton ("Conduta de Risco")

Melhor diretor

Tony Gilroy ("Conduta de Risco")
Jason Reitman ("Juno")
Julian Schnabel ("O Escafandro e a Borboleta")
Paul Thomas Anderson ("Sangue Negro")
Ethan e Joel Coen ("Onde os Fracos Não Têm Vez)

Melhor roteiro original

"Juno"
"Lars and the Real Girl"
"Conduta de Risco*
"Ratatouille"
"The Savages"

Melho roteiro adaptado

"O Escafandro e a Borboleta"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Desejo e Reparação"
"Longe Dela"
"Sangue Negro"

Melhor filme de animação

"Ratatouille" (Brad Bird)
"Tá Dando Onda" (Ash Brannon and Chris Buck)
"Persépolis" (Marjane Satrapi and Vincent Paronnaud)

Melhor direção de arte

"O Gângster"
"Desejo e Reparação"
"A Bússola de Ouro"
"Sweeney Todd - o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet"
"Sangue Negro"

Melhor fotografia

"O Assassinato do Jovem Jesse James pelo Covarde Robert Ford"
"Desejo e Reparação"
"O Escafandro e a Borboleta"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Sangue Negro"

Melhor figurino

"Across the Universe"
"Desejo e Reparação"
"Elizabeth: A Era de Ouro"
"Piaf - um hino ao amor"
"Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet"

Melhor documentário

"No End in Sight"
"Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience"
"Sicko"
"Taxi to the Dark Side"
"War/dance"

Melhor documentário de curta-metragem

"Freeheld"
"La Corona"
"Salim Baba"
"Sari's Mother"

Melhor edição

"O Ultimato Bourne"
"O Escafandro e a Borboleta"
"Na Natureza Selvagem"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Sangue Negro"

Melhor filme estrangeiro

"The Counterfeiters" (Stefan Ruzowitzky - Áustria)
"Beaufort" (Joseph Cedar - Israel)
"Katyn" (Andrzej Wajda - Polônia)
"12" (Nikita Mikhalkov - Rússia)
"Mongol" (Sergei Bodrov - Cazaquistão)

Melhor maquiagem

"Piaf - Um Hino ao Amor"
"Norbit"
"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"

Melhor trilha sonora original

"Desejo e Reparação" (Dario Marianeli)
"O Caçador de Pipas" (Alberto Iglesias)
"Conduta de Risco" (James Newton Howard)
"Ratatouille" (Michael Giacchino)
"3:10 to Yuma" (Marco Beltrami)

Melhor canção original

"Falling Slowly" (Glen Hansard e Marketa Irglova - "Once")
"Happy Working Song" (Alen Menken e Stephen Schwartz - "Encantada")
"Raise It Up" (Autor a ser determinado - "August Rush")
"So Close" (Alan Menken e Stephen Schwartz - "Encantada")
"That's How You Know" (Alan Menken e Stephen Schwartz - "Encantada")

Melhor curta-metragem

"At Night"
"Il Supplente"
"Le Mozart des Pickpockets"
"Tanghi Argentini"
"The Tonto Woman"

Melhor animação de curta-metragem

"I Met the Walrus"
"Madame Tutli-Putli"
"Meme Lês Pigeons Vont au Paradis"
"My Love"
"Peter and the Wolf"

Melhor edição de som

"O Ultimato Bourne"
"Ratatouille"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Sangue Negro"
"Transformers"

Melhor mixagem de som

"O Ultimato Bourne"
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Ratatouille"
"3:10 to Yuma"
"Transformers"

Melhor efeito especial

"A Bússola de Ouro"
"Piratas do Caribe - No Fim do Mundo"
"Transformers"

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