quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Brasil Rumo ao Oscar (por Luiz Otávio Tal)



Esta semana a A.M.P.A.S., Academia das Ciências e das Artes Cinematográficas, mais conhecida como Oscar, divulgou a lista dos nove finalistas para a categoria de melhor filme estrangeiro. A surpresa foi a ausência de filmes tidos como favoritos pelos críticos, o que aumenta as chances do Brasil na disputa com o longa de Cao Hamburger, “O Ano que Meus Pais Saíram de Férias”.

Ficaram de fora a animação francesa “Persépolis”, de Marjane Strapi, adaptação da HQ da autora sobre os costumes islâmicos, o romeno “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" de Cristian Mungiu, que narra o drama de duas mulheres em paralelo a queda do comunismo e o espanhol “O Orfanato” de Juan Antonio Bayona, suspense que conta com a produção do badalado Guillhermo del Toro (O Labirinto do Fauno).

O fato é que dessa vez os críticos erraram em suas previsões, mesmo tendo Jacqueline Bisset, membra da Academia, ter declarado que adorou o filme brasileiro e que ele tinha grandes chances de ser indicado. O buzz em cima das outras grandes produções mundiais fez com que “O Ano que Meus Pais Saíram de Férias” fosse esquecido até mesmo pelos brasileiros, que lotaram as salas de cinema no país para verem Capitão Nascimento e sua trupe em “Tropa de Elite”, de José Padilha.

Considerando os vencedores desta categoria nos últimos anos, o filme de Hamburger sai na frente. Com uma estética argentina-européia, temas como judaísmo, busca de identidade e conflitos políticos permeiam a trama. “As férias” do título se referem ao período em que um garoto passa a ser criado pelos avós, enquanto os pais sofrem com as perseguições políticas.

Nove anos depois de “Central do Brasil” ter sido indicado na categoria, o Brasil está mais perto de uma nova indicação e quiçá uma possível vitória. O anúncio dos indicados ao Oscar acontece no próximo dia 22 de janeiro e a cerimônia está prevista para ser transmitida no dia 24 de fevereiro, se o sindicato dos roteiristas permitirem.

Segue a lista dos filmes pré-selecionados:

“The Counterfeiters” (Austria)

“The Year My Parents Went on Vacation” (Brasil)

“Days of Darkness” (Canada)

“Beaufort” (Israel)

“The Unknown” (Italia)

“Mongol” (Cazaquistão)

“Katyn” (Polônia)

12” (Russia)

“The Trap” (Sérvia)

Nenhum comentário: