sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O Fator X (por Raphael Paradella)


Qual administrador de empresas nunca sonhou em “receber telefonemas inesperados de novos clientes”, ao invés de buscá-los? Ou quem sabe estabelecer “um acordo trabalhista de quinze anos com ganhos de produtividade na casa dos dois dígitos”? Simples mudanças na maneira de encarar as coisas e de adotar posturas empresariais podem alavancar resultados extraordinários. Pensando nisso, “O Fator X”, de Ross R. Reck, sem duvida é uma literatura essencial para os administradores que querem mais do que “sobreviver num mercado competitivo”.

Phil Ross, um gerente competente com o sonho de se tornar um dia presidente da companhia em que trabalha, que mesmo participando de workshops, congressos, lendo revistas especializadas ainda não compreende o significado da administração de empresas. Contudo, o personagem não busca por respostas simplórias e nem traduções literais do termo, mas sim por um sistema de gestão que realmente faça a diferença.

Ao realizar uma pesquisa com consultores administrativos Phil se depara com a mesma frustração ao receber respostas vagas e que não dão conta de suas indagações internas. Contudo, em uma noite, ao assistir o noticiário se deparou com uma entrevista com um empresário chamado Sam Wharton que conseguiu tirar a empresa da eminente falência e colocá-la bem posicionada no mercado, por meio do “Fator X”. A partir disso, Phil busca encontrar-se com Sam e desvendar os “segredos” do “Fator X”.

Por meio de uma parábola de fácil leitura e de exemplos cotidianos, Ross Reck apresenta um novo sistema de gestão baseado no relacionamento e na superação de expectativas das pessoas envolvidas no processo produtivo (desde colaboradores até clientes). É um estímulo à mudança de postura dos gestores, que muitas vezes ainda estão atrelados a antiga ordem de mercado em que “eu mando e eles trabalham, eu vendo e recebo o lucro”. O sistema proposto é uma visão mais humanista do processo que envolve fatores psicossomáticos iseridos em uma rede de produção integrada e sintonizada nos mesmos objetivos. Enfim, o livro busca mostrar “como extrair resultados extraordinários de pessoas comuns”.


PS: Ross R. Reck obteve seu Ph.D. pela Michigan University em 1977. Entre 1975 e 1985 foi professor de Administração na Arizona Satate University, época em que recebeu importantes prêmios de excelência no ensino. Depois de deixar a universidade, tornou-se autor, consulto e palestrante de renome internacional. Entre seus clientes estão empresas e organizações como a hewlett-packard, a American Express e a Xerox.
(mini currículo retirado do próprio livro).

Nenhum comentário: