sábado, 1 de março de 2008

Nem sempre o que parece é...

Por Raphael Paradella

“A primeira impressão é a que fica”. Todo mundo já ouviu esse ditado alguma vez na vida. Sem dúvida isso deve ser levado a sério no panorama empresarial contemporâneo, contudo devemos entender que neste aspecto não tratamos especificamente do quesito beleza, mas sim de uma boa apresentação. Algumas pesquisas comprovaram cientificamente que se uma pessoa é bonita tem mais chances no mercado de trabalho. Assim, caímos no dilema: o que importa mais, a competência ou a beleza?!

Para a pesquisa, foram escolhidas, por exemplo, duas mulheres – uma bonita e outra com aparência normal – que foram treinadas para reagirem de maneira parecida, com o mesmo currículo e com roupas semelhantes. O estudo comprovou que o tratamento dado a cada uma delas foi diferenciado, dando vantagens à mulher mais bonita. Contudo o estudo não levou em consideração que a mais bonita foi maquiada e arrumada, enquanto a outra recebeu rugas e olheiras. Estes aspectos não estão ligados à beleza, mas sim uma boa aparência, afinal os pontos positivos de uma - como olhos verdes - foram ressaltados, enquanto a outra transmitia uma imagem de cansaço.

O mundo corporativo está cada vez mais exigente e o profissional deve ser qualificado, ter uma ótima experiência profissional e formação superior. Contudo, ele precisa garantir uma boa impressão. Os gestores empresariais buscam cada dia mais pessoas agradáveis para se trabalhar, o que envolve personalidade e sem dúvida a imagem condizente com a realidade e os padrões comportamentais da empresa. Não adianta, por exemplo, uma mulher bonita ir trabalhar, ou para uma entrevista, com uma saia curta e um decote exagerado se essa postura não está em sintonia com a imagem que a empresa deseja passar. Podemos dizer que a imagem é um dos quesitos mais importantes, se não o mais, no mundo corporativo, e esse é composto de vários fatores, como a postura, a personalidade, a forma com que se fala, o cuidado consigo mesmo, uma apresentação adequada, a competência e um pouco de beleza.

Segundo a Consultora estética, Gláucia Santos, que participa do site Catho Online (especializado em vida profissional), a imagem da pessoa funciona como um cartão de visitas. "Isso já começa no momento da entrevista de emprego, quando o candidato se apresenta ao selecionador. A forma como a pessoa se veste ou fala já diz muito sobre como ela é profissionalmente, então, é preciso manter uma boa imagem pessoal sempre!". Isso nos faz repensar um pouco a questão do ditado popular explicitado no início deste texto. Afinal, a primeira imagem é a que fica se a convivência não for tão cotidiana. Entendemos que realmente uma boa apresentação é um diferencial no mercado, contudo, se essa boa impressão não for mantida ou acrescida, a “primeira imagem” poderá dar lugar a um aspecto negativo, caso a imagem não seja condizente com a realidade.

Tendo tudo isso em vista, podemos concluir que as empresas cobram do profissional assim como o mercado cobra das empresas. Na disputa por novos mercados, a consolidação e manutenção permanente de uma imagem adequada na sociedade podem dar destaque e pontos positivos a uma organização, desde que esta esteja alinhada à realidade da instituição.

Nenhum comentário: